Ao realizarmos um ultrassom de rotina com 13 semanas de gestação percebeu-se que o nosso filho Guilherme tinha os membros inferiores e superiores menores que o tamanho normal. Com 24 semanas, o resultado de um exame genético confirmou que o nosso filho tem uma má formação esquelética conhecida como Displasia Diastrófica (Diastrophic Dysplasia), que é um tipo raro de nanismo. Criamos este blog para compartilhar nossas experiências, ajudar outros pais na mesma situação e para mostrar o quanto ele alegra a nossa família.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Um grande susto!

No dia 17 de outubro iríamos para Curitiba para consultar com o ortopedista e o geneticista do Guilherme. Mas, a partir do dia 13 de outubro, a temperatura do Gui começou a ficar mais elevada do que o habitual, aumentando um pouco cada dia. Então, no dia 16 de outubro pela manhã fomos ao plantão do hospital. O médico plantonista o examinou e não constatou nada de diferente. Como o Guilherme não estava com febre disse para apenas observarmos.

Entretanto, na mesma tarde a temperatura dele aumentou rapidamente e chegou a 38,3 oC. Demos remédio para febre, mas ele vomitou logo após. Ligamos para a pediatra, que repassou outros medicamentos. Ele reagiu bem à medicação para febre e dormiu. Mas à noite, ele acordou com calafrios e novamente com febre. Assim, decidimos retornar ao plantão. A médica plantonista verificou que a temperatura dele já estava em 39,3 oC. Enquanto ela nos fazia algumas perguntas, o Gui vomitou novamente. Então, ela decidiu deixar o Gui no hospital em observação para fazer alguns exames.

Como sempre, foi muito difícil pegar uma veia do Guilherme nos seus braços e pezinhos, então optaram por um acesso na jugular. Fizeram exame de sangue, urina e um raio X do pulmão. Não foi constatada nenhuma alteração no raio X e no exame de urina. O exame de sangue ficou pronto somente na manhã de domingo e estava bastante alterado. Embora o exame clínico do Gui estivesse bom, o exame de sangue indicava uma infecção séria.

Os médicos de plantão suspeitaram de meningite e sugeriram que fosse feita uma punção na medula para confirmar ou descartar essa hipótese. Para não perdermos tempo no tratamento, decidimos fazer o exame! O médico nos deixou acompanhar o procedimento, que foi muito sofrido para o Gui, pois mesmo com uma dose fraca de sedativo, ele chorou muito. Nós também sofremos ao vê-lo naquele estado e ainda tínhamos que ajudar a segurá-lo. O médico tentou tirar o líquido por três vezes e como não estava conseguindo, desistiu, pois o Gui estava exausto e muito choroso. Após a tentativa de punção, o médico decidiu internar o Gui em um quarto isolado da UTI Pediátrica, devido a suspeita de meningite.

Na UTI foi iniciado um tratamento com antibiótico de amplo espectro para combater diferentes bactérias, inclusive utilizado em casos de meningite. Como havia passado 24 horas de internação na UTI e o quadro clínico do Gui não correspondia com meningite, os médicos decidiram retirá-lo do isolamento e transferi-lo para um leito normal da UTI. Também, durante essas 24 horas, ele não apresentou picos elevados de febre. A partir disso, começou-se a reduzir a medicação para a febre e mesmo assim a temperatura não subiu mais. Na terça-feira, dia 19 de outubro, foi feito outro exame de sangue e a infecção estava bem menor. Assim, a pediatra do Guilherme decidiu dar alta para ele nesse mesmo dia e continuar o tratamento com antibiótico em casa.

O susto foi grande, mas agora tudo estava bem! Somente a viagem para Curitiba que ficou para a próxima semana.


2 comentários:

  1. Puxa! Foi um susto e tanto! Que bom que agora está tudo ok com esse menino que encanta qualquer um ao vê-lo sorrir! O Ghilherme é um menino muito lindo, simpático e guerreiro! Acredito que herdou essas qualidades de seu pai e sua mãe!
    Beijos
    Mariza - Joinville

    ResponderExcluir
  2. Oi eu acompanho a história do seu filho e resolvi contar a história do meu filho também e quero que conheça a nossa história também. O nosso blog é meugrandejogadorpequeno.blogspot.com

    ResponderExcluir