Ao realizarmos um ultrassom de rotina com 13 semanas de gestação percebeu-se que o nosso filho Guilherme tinha os membros inferiores e superiores menores que o tamanho normal. Com 24 semanas, o resultado de um exame genético confirmou que o nosso filho tem uma má formação esquelética conhecida como Displasia Diastrófica (Diastrophic Dysplasia), que é um tipo raro de nanismo. Criamos este blog para compartilhar nossas experiências, ajudar outros pais na mesma situação e para mostrar o quanto ele alegra a nossa família.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ressonância da coluna cervical

No início de dezembro começamos a achar que a cabeça do Guilherme estava pendendo muito para frente. Como nos preocupamos muito com a questão da cifose da coluna cervical, e não sabíamos se esses movimentos que o Guilherme estava fazendo era mania ou não, decidimos entrar em contato com o ortopedista pediátrico de Curitiba, que é especialista em coluna, para ouvir sua opinião.

Ele achou interessante fazer uma ressonância magnética da coluna cervical, uma vez que ele não podia examinar o Guilherme. Então, no dia 13 de dezembro de 2010 realizamos a ressonância, que teve que ser realizada com o Gui sedado! Tudo ocorreu bem no exame e, logo depois, ele já estava acordado e com fome, pois ele estava em jejum!

A partir daí, era esperar ansiosos pelo resultado do exame que demoraria três dias. O resultado confirmou a cifose a nível das vértebras C4-C5, mas, felizmente, não foram encontrados sinais de compressão da medula nem instabilidade na coluna cervical. Como o próprio ortopedista disse, podíamos ficar tranquilos no momento!!!

6 comentários:

  1. Que bom que não deu nada grave!!! Mas essa cifose atrapalha o Gui?

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri,

    no momento a cifose não atrapalha o Gui, o que não pode acontecer é ela evoluir para não resultar numa compressão da medula ou instabilidade na cervical, pois senão os tratamentos são mais invasivos, com cirurgias mais delicadas.

    ResponderExcluir
  3. Que bom q não atrapalha ele!!!
    Dá um super bjo nele pra mim!!!

    BJs

    Pri

    ResponderExcluir
  4. Olá Andréia e Cassiano, primeiramente gostaria de parabenisar esse anjinho, e a vocês. Minha filha nasceu dia 12 de Janeiro desse mês, com suspeita de ortolani, a displasia no quadril, e eu fui encaminhada a um hospital público. Levei minha filha, com 1 semana. E o ortopedista não detectou nada, mais por desencargo de consiência me pediu que fizesse uma ultra. A ultra por sua vez, foi feita por um médico, totalmente sem paciência e agressivo, na entrega do diagnostico, errarão a escrita e tive que ir buscá-la só no dia seguinte. Depois da ultra em mãos, eu voltei ao médico, que sem examina-lá, e nem se quer olhando para mim, me explicando o que se passava, me mandou fazer a protese de pavlik, e disse que seria usada no máximo 5 meses, feita a protese, voltei hoje. Depois de uma longa espera, minha filha foi atendida, e esse mesmo médico, que não achou nada, depois mandou fazer a protese, disse que ela usaria 6 meses, sem tirar nem para tomar banho, e que se estivesse errada a colocação da protese, poderia deixar minha filha alejada. Me senti totalmente humilhada, ele falava totalmente frio e grosso, resumindo foi um estúpido. Eu fico admirada, em ver a força de vocês, e gostaria de receber alguns conselhos, pois estou em desespero, minha filha não apresenta nenhum sinal, pretendo ir em outro ortopedista. Agradeço pela atenção, eu precisava desabafar... Muito obrigada, e tudo de bom para esse anjo lindo, que Deus enviou a vocês, nada mais é que um presente repleto de felicidade..

    ResponderExcluir
  5. Oi Suehlen,

    Parabéns pelo nascimento da sua filha!
    É, infelizmente, algumas vezes não encontramos pessoas dispostas a nos ajudar, e isso inclui alguns médicos.
    Mas sempre temos que erguer nossas cabeças e não desistir, ir em busca de outras alternativas e outras opiniões.
    Pelo que você nos coloca há dúvidas em relação ao diagnóstico da tua filha, então achamos prudente você ouvir uma opinião de outro ortopedista, acho até que você deveria procurar a auxílio na AACD aí do Rio de Janeiro (que é uma entidade pública), pois eles têm uma larga experiência na área.
    Sempre que precisar pode contar com a gente pois o blog é para isso mesmo!!!
    Felicidades e saúde para você e sua filha.
    Vai dar tudo certo!!!

    um abraço,
    Andréia

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir