Ao realizarmos um ultrassom de rotina com 13 semanas de gestação percebeu-se que o nosso filho Guilherme tinha os membros inferiores e superiores menores que o tamanho normal. Com 24 semanas, o resultado de um exame genético confirmou que o nosso filho tem uma má formação esquelética conhecida como Displasia Diastrófica (Diastrophic Dysplasia), que é um tipo raro de nanismo. Criamos este blog para compartilhar nossas experiências, ajudar outros pais na mesma situação e para mostrar o quanto ele alegra a nossa família.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Retirada dos gessinhos

Felizmente, tiramos os últimos gessinhos do Guilherme no dia 05 de fevereiro de 2010 (2 meses após iniciar o tratamento com os gessinhos e 4 semanas após realizar a tenotomia dos tendões de Aquiles). O pé direito ficou muito bom, enquanto que o pé esquerdo ainda ficou um pouco rígido e com um pouco de equinismo (em torno de 10 graus). Mas, comparado com o início do tratamento, a evolução foi muito grande.


Logo após, iniciamos o tratamento com a órtese de Dennis Brown, que são botinhas especiais ligadas por uma barra de metal, para manter os pés na posição e ângulo corretos. Mas, como o Guilherme estava usando o suspensório de Pavlik não era possível utilizar a barra de ferro, usando somente as botinhas nesse primeiro momento. O suspensório acaba mantendo as pernas e os pés abertos, tentando fazer o papel da barra. Por enquanto usamos as botinhas durante quase todo o dia, tirando elas apenas 1 hora por dia para o Guilherme brincar um pouco, tomar banho e fazermos alongamento nos seus pés. Posteriormente, a órtese precisará ser utilizada somente durante a noite até 3 ou 4 anos de idade.


Mesmo que o tratamento não tenha terminado (ao contrário, está apenas iniciando), ficamos muito felizes pois agora podemos ver e brincar com os lindos e gordinhos pés do nosso filho.

2 comentários:

  1. Que visita legal nós recebemos!
    Estamos felizes!
    Vilde

    ResponderExcluir
  2. pezinhos lindos...
    saudade da dinda,
    Bjos
    Tati

    ResponderExcluir