Ao realizarmos um ultrassom de rotina com 13 semanas de gestação percebeu-se que o nosso filho Guilherme tinha os membros inferiores e superiores menores que o tamanho normal. Com 24 semanas, o resultado de um exame genético confirmou que o nosso filho tem uma má formação esquelética conhecida como Displasia Diastrófica (Diastrophic Dysplasia), que é um tipo raro de nanismo. Criamos este blog para compartilhar nossas experiências, ajudar outros pais na mesma situação e para mostrar o quanto ele alegra a nossa família.

domingo, 2 de outubro de 2011

Evolução da fala

O Guilherme faz terapia fonoaudiológica desde os 7 meses de idade. No início as terapias eram semanais, onde a fono fazia uma estimulação global. Nossa maior preocupação era em relação ao palato aberto, mas a Angela (fono) nos dizia que a fenda palatina do Guilherme era pequena e isso não iria dificultar muito a fala dele.

O Guilherme sempre teve uma linguagem compreensiva muito boa, mas tinha dificuldade em representá-la através da fala. Então sempre estimulávamos ele imitando o som dos animais, principalmente contando histórias. Suas principais dificuldades na fala estavam nas palavras com sons orais, como o “papa”. Então, a fono sempre nos orientou para estimular nele esses sons, para que depois da cirurgia do palato ele não viesse a compensar sua fala com sons posteriores. Então, começamos a utilizar um massageador nos lábios do Gui para ele sentir que também poderia fazer sons labiais.

Após três meses da cirurgia do palato começamos a perceber uma evolução na fala do Guilherme. Ele começou a pronunciar novas palavras e imitar diferentes sons.

O vídeo abaixo mostra ele imitando o som do cavalo, é claro que do jeito dele, mas para nós já foi uma grande conquista, pois ele começou a experimentar os sons labiais. Vejam a felicidade dele ao conseguir imitar o som!!!


Nesse vídeo o Gui falou o nome da Maria, uma amiga que ele conheceu aqui em Santa Maria, mas que mora na Espanha.


E assim vai nosso menino, a cada dia vencendo os obstáculos e nos surpreendendo!

3 comentários:

  1. Parabéns Adreia e Cassiano!!!! O Gui está cada vez mais lindo e esperto!!!!! Um amor!!!
    Natássia

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo!!!!
    Lindo lindo lindo!!!! Não canso de falar!!
    Q orgulho!!!! Sempre nos deixando de boca aberta...
    Agora vamos ter q ensinar falar "Tia Pri" ... rsrsrsrs

    Beijos nesses meus queridos amigos!!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda ele falando Maria!! Emocionante!

    ResponderExcluir