Ao realizarmos um ultrassom de rotina com 13 semanas de gestação percebeu-se que o nosso filho Guilherme tinha os membros inferiores e superiores menores que o tamanho normal. Com 24 semanas, o resultado de um exame genético confirmou que o nosso filho tem uma má formação esquelética conhecida como Displasia Diastrófica (Diastrophic Dysplasia), que é um tipo raro de nanismo. Criamos este blog para compartilhar nossas experiências, ajudar outros pais na mesma situação e para mostrar o quanto ele alegra a nossa família.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cirurgia do palato

O Guilherme não apresentou problemas de saúde no final de abril e no início de maio. Então, após duas tentativas frustradas em dezembro de 2010 e março de 2011, no dia 07 de maio viajamos para Bauru para fazer a cirurgia de correção do palato do Gui. No aeroporto de Bauru estavam nos esperando a Deisy e o Paulo, que são amigos do Paulo e da Jussara (avós do Gabi). Até então eles não nos conheciam, mas mesmo assim foram nos buscar no aeroporto e se dispuseram a nos ajudar em Bauru.

Passamos o domingo em Bauru, onde aproveitamos para passear um pouco com o Guilherme. Na segunda, às 7 horas, fomos ao Centrinho para os exames e diversas consultas pré-operatórias. Ao final da manhã fomos informados que tudo estava bem com o Gui e que ele estava apto para a cirurgia. Fomos liberados para almoçar e deveríamos voltar às 13h30min para continuar a rotina de internação.


Aguardando consultas no berçário.

Voltamos ao hospital após o almoço, mas o Guilherme não foi chamado, pois não havia vaga para todos os pacientes. Fomos orientados a voltar na terça-feira, também às 13h30min. Ficamos um pouco chateados, mas não tínhamos o que fazer! Retornamos para o hotel e durante a tarde, começamos a achar que algo estava errado com o Guilherme. Desde domingo ele havia começado a tossir, mas durante a tarde a temperatura dele começou a subir, chegando a 38,5oC. Medicamos ele, mas começamos a nos preocupar se seria possível realizar a cirurgia nessas condições.

Na terça-feira voltamos ao Centrinho e informamos que o Guilherme tinha apresentado febre. Então, um pediatra avaliou o Guilherme e suspendeu a cirurgia, pois ele não estava em condições ideais. O médico decidiu medicá-lo somente com Decongex por 5 dias, sem nenhum antibiótico. Ele seria reavaliado na sexta-feira e, caso estivesse melhor, a cirurgia poderia ser realizada na outra semana. Assim, decidimos permanecer em Bauru, esperar a evolução do tratamento e tentar fazer a cirurgia nos próximos dias. Os dias seguintes não foram muito fáceis, pois estávamos longe de casa, em um hotel, e o tempo passava devagar. Mas, tentávamos contornar isso passeando com o Gui.

Esperando pela janta com o papai.

Passeando no parque.

Brincando no pula-pula.

Mas, felizmente, o Guilherme reagiu bem ao tratamento, não teve mais febre e as tosses diminuíram bastante. Na sexta-feira pela manhã voltamos ao Centrinho para a reavaliação com o pediatra e, para nossa alegria, o Guilherme voltou a ficar em condições para a cirurgia. Às 13h30min voltamos novamente para continuar a rotina de internação. Nesse dia, havia vagas para internação e o Guilherme foi chamado. Diversas orientações foram repassadas para nós sobre o procedimento cirúrgico e sobre o pós-operatório. Por fim, fomos informados que a cirurgia seria realizada na segunda-feira, dia 16 de maio, ao meio-dia.

Assim, tínhamos que tentar esquecer um pouco a cirurgia e brincar bastante com o Guilherme, pois ele já estava ficando entediado e com saudades de casa e de seus brinquedos. No sábado à noite fomos jantar com a Deisy e com o Paulo, e também passamos o domingo na casa deles, onde aproveitamos para passear pelo condomínio. Então, o fim de semana acabou passando rápido.

Passeando no condomínio do Paulo e da Deisy.

Na segunda-feira fomos ao Centrinho, deixamos o Guilherme no bloco cirúrgico e ficamos aguardando por notícias. Era a primeira vez que o Guilherme estava sendo entubado, então estávamos apreensivos. Em torno de 1 hora e meia depois, a cirurgiã nos chamou para conversar. Ela nos disse que tudo havia corrido bem, tanto com a anestesia quanto com a cirurgia, que foi simples.

Depois disso, o Guilherme foi para a sala de recuperação e somente ao final da tarde foi para o berçário. Ele ficou com a mamãe durante a noite, com um pouco de dificuldade para respirar, devido ao edema natural da cirurgia. O incrível desse nosso filhote é que mesmo internado e após a cirurgia ele não deixou de fazer suas bagunças. 

Cara de sapeca no pós-operatório.

Ele deu alta no dia 17 (terça-feira) ao final da tarde e fomos para o hotel. No dia 18 de maio pegamos o voo de retorno para Porto Alegre e no dia 19 chegamos a Santa Maria. Foram 12 dias fora de casa, mas enfim conseguimos fazer a cirurgia e, o que mais importava, tudo havia ocorrido bem. Devido a isso, não poderíamos terminar esse post sem agradecer a todos os funcionários do Centrinho, independente da função, que nos ajudaram em todos os momentos. O Centrinho é um belo exemplo que pode existir um serviço público, gratuito e de qualidade!!!

9 comentários:

  1. olhaaa como é lindooo esse nosso amiigo *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi Giu!!!

    esse Gui e a Isa já fazem suas bagunças, quero ver quando eles forem mais velhos, vão aprontar todas!!!

    ResponderExcluir
  3. Amo, amo, amo...
    que saudade!
    Sorriso lindo...
    Bjo da dinda Tati

    ResponderExcluir
  4. Não tive notícias... agora fiquei feliz em saber que tudo deu certo e o Gui está cada vez mais sapeca!!
    Acredito ir embora de SM até o final do ano... passe lá no consultório um dia para eu vê-lo!!! Beijinhos para esse moço!!
    Abraços!
    Natássia

    ResponderExcluir
  5. Lindo, parabéns por mais essa vitória!
    Abração
    Cris e Isa

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Kelli, tenho 29 anos e tbem fiz cirurgia de palato no centrinho quando era bebe.Recebi alta do hospital aos 23 anos e com certeza lá é um belo exemplo que o serviço publico pode funcionar muito bem, com pessoas amorosas trabalhando. Que Deus abençoe seu pequeno.

    ResponderExcluir
  7. Minha filha vez a cirurgia de palato ontém estavámos triste mas com o testemunho do Guilherme e uma injeção de ãnimo que Deus o Abençõe!

    Vagner Peres e Rosangêla de Almeida

    ResponderExcluir
  8. Fico muito feliz que tudo deu certo, a minha sobrinha deverá passar pela mesma cirurgua e estamos apreensivos.
    Super interessante esse blog para compartilhar essa experiencia linda.

    ResponderExcluir
  9. olá , lindo este menino , um gatão,minha filha tmb. fez cirugia no centrinho www.fendapalatina-labioleporino.blogspot.com.br abraços tudo de bom pra vcs.

    ResponderExcluir