Ao realizarmos um ultrassom de rotina com 13 semanas de gestação percebeu-se que o nosso filho Guilherme tinha os membros inferiores e superiores menores que o tamanho normal. Com 24 semanas, o resultado de um exame genético confirmou que o nosso filho tem uma má formação esquelética conhecida como Displasia Diastrófica (Diastrophic Dysplasia), que é um tipo raro de nanismo. Criamos este blog para compartilhar nossas experiências, ajudar outros pais na mesma situação e para mostrar o quanto ele alegra a nossa família.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Consultas com ortopedistas

No dia 10 de abril viajamos para Curitiba para uma nova consulta do Guilherme com seu ortopedista especialista em coluna, que o vê de seis em seis meses. As notícias foram boas! O Dr. Luis Eduardo fez o exame clínico no Guilherme e verificou que o seu desenvolvimento global estava muito bom. Avaliou os seus pés e achou que, mesmo estando eqüinos, estavam muito bons em comparação com outros casos de displasia diastrófica. Ele recomendou que continuássemos observando seus pés e sugeriu uma nova tenotomia quando o Guilherme estivesse próximo de fazer dois anos, que seria a idade esperada para começar a caminhar. Em relação à coluna, o doutor olhou os exames de raio X e nos falou que a cifose na cervical permanecia estável, mas que devíamos continuar monitorando. O raio X também mostrou que o Guilherme tem uma escoliose, mas que a mesma está compensada em uma tentativa de manter o equilíbrio do corpo. Além da consulta, também aproveitamos para nos divertir com o Guilherme.



Em março conhecemos dois adultos com DD através da internet, o Wagner Baratela e a Kátia Souza, e ambos indicaram o Dr. Thomazelli, um ortopedista de São Paulo que fez estágio no hospital John Hopkins nos EUA com o Dr. Kopits, um renomado especialista no tratamento de pessoas com nanismo. Como sempre tentamos buscar médicos de referência no tratamento da displasia do Guilherme, e sabemos que são poucos, logo entramos em contato e marcamos uma consulta para o Dr. Thomazelli avaliar o Guilherme. Assim, aproveitamos a viagem para Curitiba e estendemos a mesma até São Paulo. Ao iniciar a consulta, o Dr. Thomazelli ficou impressionado com a agilidade que o Gui engatinhava de bundinha! Ele fez a maior bagunça pelo consultório! Pelo exame clínico ele também achou que o Guilherme estava muito bem. Contudo, ao analisar os exames ele nos alertou sobre a cifose na cervical do Guilherme, enfatizando que deveríamos ter muito cuidado e continuarmos atentos, pois havia uma sub-luxação próxima ao crânio que poderia levar a uma instabilidade na cervical. Também nos alertou sobre os cuidados que devem ser tomados para realizar anestesia geral no Guilherme, destacando que esses cuidados já deviam ser tomados para a cirurgia da correção do palato. Saímos do consultório um pouco preocupados em relação à coluna cervical do Gui, mas sempre soubemos que essa é uma questão que merece atenção especial. Por outro lado, tentamos não nos preocupar antecipadamente e aproveitar ao máximo o desenvolvimento do nosso filhão!

7 comentários:

  1. Oi Andreia, Cassiano e Guilherme! Tia Nita manda um abraço. Olho para as fotos do Guilherme e acho ele muito parecido com o Cris! Ele tá muito lindo( o Guilherme... hahahaha), muito fofo! Adoramos os videos...e ficamos sempre esperando mais notícias. Um grande abraço. Não preciso dizer pra vcs ficarem com Deus... Pois tenho certeza que ele está junto de vcs o tempo todo. Um grande abraço. Jaque.

    ResponderExcluir
  2. Vou te falar que o Gui ganhou na mega sena com esses papais viu!!!!
    Parabéns a Andréia e ao Cassiano que são exemplos de pais cuidadosos, atenciosos, amorosos e uma série de qualidades que não caberiam aqui....
    Que fotos mais lindas essas!!!!

    Beijos e mais beijos!!!

    Pri.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, ele ta cada dia mais fofo!! Essa foto dele brincando com o cupom fiscal..rsrsr Dá vontade de dizer: Achei!!!!!! e Dá muitos apertos nele...
    Saúde e Paz a vocês...Alegria o Gui ja da de sobra..rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Jaque!

    mande nosso abração para a tia Nita!!!
    ele é um fofo e gatão mesmo!!! rsrsrs mamãe é suspeita!!!
    abraços e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida Pri!

    só você hein... rsrsrs obrigada pelo carinho!

    super beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Edinete!

    sim... você acertou! estávamos brincando de esconde esconde...

    saúde para você e sua família linda!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai mais como esta um homenzinho nosso Gui...nem preciso dizer que esta lindo demais!!!

    Bjos na familia!

    ResponderExcluir