Ao realizarmos um ultrassom de rotina com 13 semanas de gestação percebeu-se que o nosso filho Guilherme tinha os membros inferiores e superiores menores que o tamanho normal. Com 24 semanas, o resultado de um exame genético confirmou que o nosso filho tem uma má formação esquelética conhecida como Displasia Diastrófica (Diastrophic Dysplasia), que é um tipo raro de nanismo. Criamos este blog para compartilhar nossas experiências, ajudar outros pais na mesma situação e para mostrar o quanto ele alegra a nossa família.

terça-feira, 9 de março de 2010

Tenotomia

O uso das botinhas de gesso não foi suficiente para corrigir o equinismo (pés inclinados para baixo) nos pés do Guilherme, como pode ser visto na foto abaixo.


Assim, no dia 09 de janeiro de 2010 (com 42 dias de vida e 36 dias após iniciar o tratamento com gesso) foi realizada uma tenotomia dos tendões de Aquiles nos dois pés do Guilherme. A tenotomia é um procedimento cirúrgico simples e de curta duração, realizado para provocar o alongamento do tendão de Aquiles. Foi realizada somente uma sedação, não sendo necessária anestesia (sempre uma preocupação nossa!).

Após o procedimento, o ortopedista nos relatou que tudo havia ocorrido bem e, aparentemente, a correção dos pés teria ficado muito boa. Agora, o Guilherme tinha que usar três semanas consecutivas de gesso para a cicatrização dos tendões. Somente depois desse período, o Guilherme poderia interromper o uso dos gessos, para iniciar o tratamento com a órtese de Dennis Brown, que mantém os pés na posição e ângulos corretos e assim evitar que os pés entortem novamente.

Um comentário:

  1. Ola
    Estou conhecendo o blog agora. Tb tenho uma filha que nasceu com uma má formação, com a maioria de sequelas de ordem ortopedica.
    Vcs conhecem o IOT, em Paso Fundo?
    Os ortopedistas pediatricos de la são maravilhosos( inclusive em questões como deformidades dos pés e quadris). A conduta que eles tiveram em relação ao tratamento da Maria foi diferente de tudo que havimaos visto antes, com os inumeros ortopedistas que procuramos.
    inclusive, o contrario do demais, que nos deram nenhuma perspectiva de vida a longo prazo, eles nao só deram a ela esperanças reais, mas a certeza concreta de que é possivel sonhar com o futuro. eu sou de ijui , meu nome é daniela marckevitz e minha filha, Maria Luiza, nasceu com mielomeningocele.
    qualquer coisa estou a disposição

    ResponderExcluir